» home » Serviços » Orientação vocacional

Orientação vocacional

Orientação vocacional

Atualmente observa-se um fenômeno que muito preocupa os adolescentes e seus familiares, pois implica, entre outros aspectos, perder um investimento financeiro, causando conflitos de ordem emocional que desgastam as relações e geram ainda mais insegurança no jovem, tanto sobre o caminho a ser seguido, quanto sobre sua capacidade para fazer escolhas.

Esse fenômeno aponta a desistência de 85% de estudantes no primeiro ano de faculdade, de acordo com dados do IBGE. O jovem sente-se infeliz com o curso escolhido encontrando situações para as quais não se preparou ou julgou- se prematuramente pronto, descobrindo logonos primeiros meses que suas escolha não foi a mais satisfatória.

O que fazer?
A Psicologia surge como forma de prevenção, ao oferecer na Orientação Vocacional/ Profissional, um espaço para que a primeira escolha possa acontecer de modo consciente, proporcionando ao jovem momentos de reflexão sobre o projeto de vida e o direcionamento do início de sua carreira, o que permitirá a tolerância de muitas frustrações vividas na vida acadêmica e profissional.

Como é a Orientação Vocacional / Profissional?
Por meio de jogos, conversas, pesquisas e inventários, entre outras atividades, Orientação Vocacional/ Profissional, acontece em 8 encontros (um por semana) de 1h cada. Pode ser realizada em grupo ( seis pessoas), forma esta mais adequada para facilitar a troca de experiências e dúvidas, sendo indicada a quem tem facilidade em expor suas idéias, colaborando para que todos desenvolvam suas escolhas de forma consciente. A Orientação individual é indicada para quem sente dificuldades em expor-se e/ou prefere aprofundar seu autoconhecimento de maneira mais sigilosa.

É importante ressaltar que a Orientação Vocacional/ Profissional não tem por objetivo ser uma “bola de cristal” apontando o caminho de maneira mágica. O processo permite ao adolescente aprender a escolher, desenvolver – se nos aspectos relacionados à escolha profissional e elaborar decisões. Algumas vezes, o jovem pode terminar a orientação, sem contudo, ter definido sua profissão, mas certamente poderá sentir – se menos ansioso e conhecerá os caminhos para efetivar sua escolha no momento mais adequado.

Como funciona?
Valor do investimento: R$100,00 (cem reais) por pessoa em grupos (valor que pode ser pago em duas vezes ou, se preferir à vista, com desconto). A Orientação Vocacional / Profissional individual segue os valores de psicoterapia individual.

Atividades desenvolvidas:
1º. Encontro – Entrevistas iniciais e Biografia
2º. Encontro – Identidade Vocacional e auto-conceito
3º. Encontro – Interesses X Aptidões
4º. Encontro – Vínculo com o trabalho e seu significado
5º. Encontro – Critérios para a escolha profissional
6º. Encontro – A informação ocupacional
7º. Encontro – Reaplicação da Escala de Maturidade para Escolha Profissional
8º. Encontro – Projeto de Vida

Horários disponíveis para formação de grupos:
Grupo 1 * Quarta-feira – início 19h /término 20h
Grupo 2 * Quinta-feira – início 13h /término 14h
Grupo 3 * Sexta-feira – início 16h /término 17h
Grupo 4 * Sábado – inicío 10h/término 11h

A Orientação em grupo fica sujeita ao número de inscritos, com grupos de no mínimo quatro e no máximo seis pessoas.

Atividades orientadas e analisadas pela Professora e Psicóloga Eliane Cardoso.

Atendimento nos endereços: Baureri, Campo Limpo, Granja Julieta